Lista de emails: 6 dicas para conseguir leads qualificados

Um dos grandes motes do marketing digital é o famoso: “O dinheiro está na lista”, e quem está chegando agora no mercado, fica pensando: “Mas, que lista é essa?”.

A lista de e-mails é o maior ativo que um empreendedor pode ter em seu negócio, seja online ou físico, e se assemelha muito a uma carteira de clientes que você precisa aumentar sempre, e que de vez em quando envia novidades e promoções.

A diferença entre a lista de e-mails e uma carteira de clientes é que na primeira as pessoas não necessariamente já compraram de você, e na segunda a relação é, na verdade, de todos que já fizeram alguma compra e são mantidos em um cadastro para contato oportuno.

De qualquer forma, a captação de novas pessoas, que serão futuros clientes pagantes, é fundamental para qualquer tipo de negócio, seja físico, ou digital.

Hoje em dia os valores investidos em um autoresponder são infinitamente menores que uma papelaria impressa, em forma de panfletos e cartões que irão para o lixo em algum momento.

A maneira mais efetiva para estar em contato com seu público e aumentar sua lista de leads é através de uma campanha efetiva de e-mail marketing.

Pense: Quantas vezes você já comprou alguma coisa que “apareceu” no seu e-mail, ou acabou clicando em links dessas mensagens para saber mais sobre o assunto?

Aposto que inúmeras vezes! Agora imagine várias pessoas fazendo isso para ir até a sua página, ou o local onde está sua oferta.

Ter muitas visitas na página das redes sociais é muito bom, mas as pessoas não lembrarão do seu anúncio 2 minutos depois dele ter passado, mas se você puder lembrar a audiência de que existe uma vantagem em clicar nos links que está oferecendo, elas não esquecerão.

lead

6 maneiras práticas para captar leads para sua lista de e-mails

Agora que você sabe da importância de ter uma lista de e-mails, também precisa saber que as pessoas não colocam seu endereço de e-mail se não houver uma razão para fazer isso.

Seja um presente, uma informação, um desconto, é importante ter um bom motivo para colocar um formulário de captura em seu blog, ou ainda criar uma lista de clientes em seu negócio físico.

Separamos 6 maneiras de atrair mais leads para o seu negócio, e aumentar as chances de vender bem todos os dias!

1 – Isca digital

Iscas digitais podem ser e-books contendo informações relevantes para o público, ou mini cursos em vídeo, e ainda palestras, ou livros transformados em áudio.

O formato não importa tanto, o que é mesmo necessário é que o assunto seja importante para a audiência, e que seja entregue gratuitamente. Dependendo da dor do nicho de mercado (Leia Mais) em questão, a isca digital resolvendo uma parte desse problema, será muito desejada pelas pessoas, que colocarão seus e-mails rapidamente em sua lista.

2 – Cupons de desconto

Esse recurso é muito interessante para quem tem e-commerce, ou comércio físico. O bom dessa prática é que você pode usar tanto para estimular uma primeira compra, como para fidelizar os clientes depois que compraram.

No primeiro caso você oferece um cupom de desconto para quem comprar pela primeira vez, e no segundo disponibiliza um desconto para uma compra futura.

3 – Advertoriais

São páginas web que focam em UMA dor central do público e fornece dicas para resolver esse problema, geralmente indicando um produto principal.

Você pode oferecer essas dicas em troca do e-mail dos interessados, ou ainda disponibilizar uma isca digital sua, ou do criador do produto em questão, dentro dessa página.

4 – Presell Quiz

Trata-se de formulários de pesquisas contendo perguntas que permitirão que você conheça seu público e possa fazer ofertas melhores para ele.

Como as pessoas amam responder questionários, pode ter certeza que dependendo do nicho sua lista de e-mail crescerá rapidinho, com pessoas querendo responder suas perguntas.

5 – Landing Pages

Páginas com conteúdo relevante para a audiência e que podem conter chamadas para ação voltadas para captação de leads.

Apesar de serem páginas soltas, é importante deixar um link de saída para o público caso ele não queira se cadastrar, isso é uma exigência do Google (para SEO), e também permitirá que você promova suas páginas nas redes sociais sem correr risco de ser penalizado por alguma coisa errada na landing Page.

6 – Marketing de Conteúdo

É a forma mais atual de captação de leads.

Os empreendedores brasileiros entenderam que ter um bom relacionamento com sua audiência e fornecer material de qualidade aciona o gatilho mental da reciprocidade. Assim, a pessoa que segue o blog da sua loja, ou do seu empreendimento, acabará comprando coisas que você indicar apenas porque criou autoridade entregando conteúdo de valor para ela.

Dessa forma, elas não pensarão muito em colocar o e-mail para receber as novidades do seu blog, ou do seu canal do youtube.

Aplicando qualquer uma das estratégias acima, sua lista de e-mail crescerá e você terá mais chance de fazer vendas através de técnicas de e-mail marketing.

DMCA.com Protection Status

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *