Como escolher o melhor plano de hospedagem

Os dias em que apenas grandes empresas podiam contar com um portal online estão distantes no passado. Hoje, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento técnico pode colocar um website em funcionamento dentro de algumas horas.

As empresas de hospedagem eliminaram a necessidade de se possuir um servidor próprio dedicado a manter o seu site no ar. No entanto, com tantas opções de empresas e planos de hospedagem online, a decisão por um pacote de serviços adequado às suas necessidades pode se tornar uma tarefa mais complicada do que precisa ser.

melhor plano de hospedagem para sites

Disponibilidade do servidor

Nada é mais importante em hospedagem do que manter o site 24 horas, 7 dias por semana no ar. Quando a renda de um site depende do número de visitas ou da disponibilidade dos serviços online, algumas horas ou mesmo minutos de interrupção no acesso podem representar prejuízos enormes.

Grande parte das empresas de hospedagem anunciam taxas de disponibilidade acima de 99,5%. Com tanta competitividade neste setor, taxas de disponibilidade abaixo de 99% são simplesmente inaceitáveis.

Domínios Ilimitados

Nomes de domínio são cada vez mais baratos, e faz sentido possuir mais de um domínio redirecionado para o seu site. Alguns planos de hospedagem mais econômicos possuem algumas limitações nesse sentido, oferecendo espaço apenas para um único domínio, ou um número máximo de domínios. No entanto, empresas como a GoDaddy e 1&1 oferecem domínios ilimitados em todos os seus planos de hospedagem, dos mais básicos aos mais exclusivos.

Preço

O custo é talvez o fator mais determinante na escolha de um plano de hospedagem. Felizmente, hoje é possível encontrar planos de hosting de websites por preços que chegam a menos de R$ 5,00 ao mês. No entanto, é importante encontrar um bom balanço entre o preço e as necessidades do seu site. Lojas de ecommerce, por exemplo, podem demandar um tráfego de dados maior e serviços adicionais, enquanto um blog pessoal estará bem servido com o plano mais básico oferecido.

Suporte

Ninguém espera precisar fazer uso do suporte, no entanto, é fundamental que se possa confiar na capacidade do provedor de hospedagem na eventualidade de uma falha técnica grave. Desastres podem acontecer, e o papel do suporte é ajudar a prevenir ou, na pior das hipóteses, reverter a situação no menor tempo possível.

É importante certificar-se de que a empresa de hospedagem oferece o suporte adequado às suas necessidades, e se a mesma oferece um canal de comunicação acessível e de rápida resposta.

Cada website tem as suas próprias exigências, e estas são apenas algumas das características que devem ser observadas na escolha pelo serviço de hospedagem mais adequado. Independente de qual seja a empresa ou plano escolhido, é importante que a mesma oferece a flexibilidade necessária para que se possa adequar o plano conforme o seu projeto online se desenvolva.

Imagem 1: http://www.thebluediamondgallery.com/scrabble/images/website.jpg

Esse artigo foi elaborado por um autor externo..

Ronaldo Souza

É formado em Engenharia, possui curso de extensão em Gerenciamento de Projetos e Gestor de Mídias Sociais e Marketing Digital. É criador do blog Loterias Ebuske onde desenvolve estratégias para aumentar as chances de ganhar na loteria e também do blog Ebuske onde desenvolve estratégias de marketing digital para empreendedorismo na internet.

Website: http://www.ebuske.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *