Montar um negócio online com produtos físicos ou digitais?

Quando se tem a ideia de criar um negócio lucrativo na internet,  existem algumas opções para montar um projeto e duas delas são: Produtos Físicos e Digitais.

Embora esses 2 modelos de negócios são muito lucrativos, um tem mais vantagem que o outro por diversos fatores. Neste artigo estarei explicando qual a diferença entre esses 2 tipos de negócios e qual modelo de negócio é recomendado para você.

oportunidade de negócios online

Negócios na Internet

Vou começar essa parte do artigo já afirmando que criar um negócio com Produtos Digitais é muito mais vantajoso do que com Produtos Físicos e também mais fácil. Para você entender o por quê, procurei listar abaixo os principais fatores que levam o negócio de Produtos Digitais ser melhor do que Produtos Físicos.

Trabalhando com Produtos Físicos

Quando você trabalha com produtos físicos, existe uma série de cuidados que devem ser tomados para que o negócio seja um sucesso:

  • O fornecedor é confiável?
  • O fornecedor terá estoque em caso de urgência?
  • Se preocupar com a logística
  • Ter horário para atendimento ao cliente (geralmente um chat online)
  • Designer da loja virtual deve ser impecável

Se você tiver controle desses fatores (são só alguns), você terá sucesso com seu e-commerce de produtos físicos. Caso contrário, tem que aprender mais sobre como criar um e-commerce de produtos físicos de sucesso.

Além desses cuidados, existe uma desvantagem em relação ao modelo de negócio de Produtos Digitais. E está justamente na liberdade que você tanto quer ter.

Liberdade Financeira

Quando você tem um e-commerce de produtos físicos, você também tem que cumprir horários, pois é uma loja virtual que geralmente deve funcionar entre as 9:00 horas até as 17:00 horas. Você deve se manter presente  nesse horário para responder mensagens, participar do chat de dúvidas de clientes, separar o produto e enviá-lo para seu cliente (logística), mensurar os resultados tanto como vendas, tanto como tráfego pago ou orgânico, etc.

Com isso você tem a necessidade de montar uma equipe para trabalhar no e-commerce e cada um com uma função diferente. Mas se você está começando o seu negócio do Zero, provavelmente vai querer acumular funções para não ter gastos adicionais com funcionários.

Outra desvantagem que vejo está no lucro que você teria ao trabalhar com produtos físicos em comparação com produtos digitais. A margem de lucro que você teria com produtos físicos perde para a de produtos digitais.

Hoje o mercado de e-commerce de produtos físicos está cada vez mais concorrido, então, quem já está na frente tem mais benefícios, pois podem comprar produtos em grande quantidade, conseguir descontos e com isso oferecer preços melhores aos clientes.

A forma com que você trabalharia com uma lista de e-mails para um público que esteja interessado em produtos físicos como eletrônicos, celulares e telefonia, entre outros, é completamente diferente em comparação com o modelo de Produtos Digitais.

Quando você trabalha com e-commerce de produtos físicos, seu prospecto já está interessado em comprar. Então, seu relacionamento com o lead da sua lista é completamente diferente com o lead da lista de pessoas interessadas em um determinado produto digital.

O mercado de e-commerce para produtos físicos é sem dúvida lucrativo, só que para quem está começando a trabalhar com empreendedorismo digital, eu não recomendaria ainda esse modelo de negócio.

Na minha opinião, deve se ter um bom capital para ser investido, além de contratar profissionais para trabalhar junto com você. Também tem a questão da tão sonhada liberdade, ou seja, fazer os próprios horários e deixar seu negócio no piloto automático. Para isso recomendo que trabalhe com produtos digitais.

Trabalhando com Produtos Digitais

produtos-digitaisAo longo dessa minha caminhada como empreendedor digital, já testei alguns modelos de negócio, mas nenhum tem as vantagens de se trabalhar com produto digital, por alguns motivos:

  • As comissões (pode ganhar mais de R$ 5.000,00) e lucros são altíssimas
  • Você deixa tudo no piloto automático
  • Faz seus próprios horários
  • Pode começar exatamente do Zero (sem nenhum investimento)
  • Você vê o faturamento crescer mês após mês
  • Trabalhar de onde quiser

Provavelmente você já deve saber que a forma para iniciar um negócio do zero, é como afiliado. Não vou falar muito dessa forma de começar um negócio lucrativo na internet, porque já expliquei em diversos artigos do blog.

Entenda um pouco mais sobre como vender como afiliado no Hotmart.

A verdade é que você consegue deixar seu negócio como modelo de produtos digitais em piloto automático. Você não precisa ficar horas e horas tentando vender produtos na internet, pois o seu blog está gerando visitas, essas visitas se tornam leads em um box de captura de e-mail ou também clicam nos links e banners do seu blog.

Consequentemente, esses leads que estão na sua lista vai receber uma sequência programada de e-mails, onde você irá mandar conteúdo de qualidade e também promover produtos como Afiliado. Esses cliques em links ou banners também podem ser convertidos em vendas.

Se você não gosta de blog, a opção é uma Squeeze Page, onde seu trabalho será somente com a lista. Existe um investimento para conseguir tráfego para sua Squeeze Page, mas posso dizer que esse investimento é bem menor se você fosse montar um e-commerce de produtos físicos.

Depois de ter sucesso como afiliado, você já pode pensar em criar seu próprio produto digital. A vantagem é que você já tem um ativo que é exatamente sua lista de e-mails. Então, enquanto estiver criando um produto digital, as vendas como afiliado vão continuar acontecendo.

Você pode aprender um pouco mais sobre como criar um produto digital de sucesso, através do Expert Dominante (Leia Mais Sobre).

Perceba que é um negócio que fica completamente no piloto automático e não te impede de fazer outras atividades. Assim, você tem uma vida mais flexível, livre de ficar preso em um negócio várias horas por dia.

Esse sem dúvida é o melhor modelo para seguir e finalmente criar um negócio pela internet do zero.

Conclusão

Foi apresentado para você, 2 tipos de negócio pela internet que embora sejam lucrativos, o modelo de vendas de produtos digitais é mais vantajoso que um modelo de vendas de produtos físicos. A escolha também depende do perfil de cada empreendedor digital.

Ronaldo Souza

É formado em Engenharia, possui curso de extensão em Gerenciamento de Projetos e Gestor de Mídias Sociais e Marketing Digital. É criador do blog Loterias Ebuske onde desenvolve estratégias para aumentar as chances de ganhar na loteria e também do blog Ebuske onde desenvolve estratégias de marketing digital para empreendedorismo na internet.

Website: http://www.ebuske.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *