Como diminuir os riscos ao criar produtos digitais?

Muitos empreendedores tem receio de criar produtos digitais para vender. Uma das maiores dúvidas é se realmente o produto será um sucesso.

A característica de qualquer empreendedor, é ter a capacidade de correr riscos, então você que deseja ser um empreendedor digital de sucesso tem que estar ciente de que todo negócio tem um risco.

Só que existe uma forma de diminuir esses riscos, com várias estratégias que vários produtores digitais utilizam antes e na criação de um produto digital. O risco que se passa, além de não vender, você também perde um bom tempo criando um produto digital que não traz resultados.

Veja neste artigo o que fazer para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso do seu produto digital.

Criar produtos digitais

O que fazer para diminuir os riscos ao criar produtos digitais?

Você pode utilizar essas estratégias para criar produtos digitais que atendam as necessidades do seu público-alvo e assim diminuir os riscos de seu produto digital não ter o retorno esperado. Veja abaixo algumas dicas:

Pesquisa com sua lista de e-mails

Se você já tem uma lista de e-mail, fazer uma pesquisa relacionada com o produto digital que pretende criar, é uma das principais estratégias para evitar o fracasso de seu produto.

É claro que o produto que for criar deve ser do mesmo nicho que utilizou para criar sua lista, ou seja, deve ser o mesmo assunto que as pessoas da sua lista de e-mail esteja interessadas.

Fazendo a pesquisa, você fica sabendo qual a necessidade das pessoas para um determinado assunto. Por exemplo, você quer criar um produto que ensina como aumentar as vendas pela internet e vai enviar uma pesquisa para a sua minha lista interessada no assunto “Como aumentar as vendas pela internet”.

Na pesquisa que enviar para sua lista de e-mail você deve perguntar alguns pontos importantes para abordar no seu produto digital, como por exemplo:

  • Quantas vendas você faz por dia pela internet?
  • Qual sua maior dificuldade para vender na internet?
  • O que falta em um curso online que ensina como aumentar as vendas pela internet?

Entendeu como funciona a pesquisa que irá enviar para sua lista de e-mails? É fundamental ter a opinião do seu leitor, porque um Produto Digital é criado para atender as necessidades do seu público.

Se você souber quais são as maiores dificuldades do seu público-alvo, suas chances de diminuir os ricos e criar produtos digitais de sucesso são altas!

Onde fazer essa pesquisa?

Você tem 2 opções criar a pesquisa:

  • Blog
  • Google Docs

Você pode criar uma página no seu blog com as perguntar e opções de respostas sobre um determinado assunto e enviar para sua lista de e-mail.

Existe também uma opção de utilizar gratuitamente o Google Docs para fazer pesquisas. Para fazer basta acessar o Google Docs, clicar em Criar (no canto superior esquerdo) e depois em Formulário.

Formulario Docs Google

Ainda vou fazer um artigo explicativo sobre como fazer uma Pesquisa no Docs Google e enviar para a lista de e-mail.

Através de um blog

Essa é outra estratégia que você pode utilizar para descobrir quais as necessidades de seu público alvo. Através de comentários em artigos dá para analisar as dúvidas dos seus leitores.

Sabendo disso você pode acrescentar soluções dessas dúvidas no conteúdo do seu produto digital.

Além de você ter uma audiência com seu blog, saber através de comentários nos artigos qual a necessidade do seu público-alvo, você também consegue capturar os e-mails dessas pessoas interessadas.

Conteúdo grátis do seu produto digital

Após criar seu produto digital, você pode oferecer algum módulo grátis ou uma ferramenta de amostra para seu público-alvo, seja através de blogs ou lista de e-mail.

Veja que você está dando uma oportunidade para que seu público conheça uma pequena parte do conteúdo de seu produto digital. Geralmente logo abaixo dos vídeos tem os comentários, onde você pode analisar o feedback do seu público-alvo.

Após criar produtos digitais

Não é somente antes de criar produtos digitais que você deve ter total dedicação. Se na primeira parte você descobriu o que realmente seu público-alvo deseja, agora fica a parte para a criação de um site voltado para a conversão.

Landing Page

Aqui você deve fazer testes para ver qual página converte mais. Geralmente são testados diversos modelos de landing pages, com vídeos de apresentação, imagens e cores diferentes, e botões diferentes que leva a ação para a compra.

Squeeze Page

Você também pode optar por fazer uma Squeeze Page do seu produto digital e oferecer por exemplo uma série de vídeos gratuitos. Essa é uma das opções que mais trazem resultados.

Essa série de vídeos gratuitos podem ser programados para serem enviados a cada 3 dias. Se você for fazer 4 vídeos, então escolha 3 vídeos com conteúdo de qualidade mais 1 vídeo de apresentação do seu curso.

Não Queime a imagem do seu produto

Uma das coisas terríveis para empreendedores digitais são pessoas que falam mal de um produto. Hoje temos com facilidade várias mídias sociais onde cada pessoa pode fazer um comentário expressando uma opinião sobre determinado produto.

Procure oferecer sempre algo útil, de qualidade e que vá ajudar realmente as pessoas a resolver um problema. Faça com que seu atendimento seja impecável.

Veja que não é tão simples criar produtos digitais. Não se faz um produto digital de um dia para a outro.

Se você seguir essas dicas você diminuirá os ricos e aumentará as chances de seu produto digital ser um sucesso.

Você também tem a opção de conhecer o Expert Dominante Aqui e aprender exatamente em vídeo aula como passar de um super afiliado para um Super Produtor.

Até a próxima!

Ronaldo Souza

É formado em Engenharia, possui curso de extensão em Gerenciamento de Projetos e Gestor de Mídias Sociais e Marketing Digital. É criador do blog Loterias Ebuske onde desenvolve estratégias para aumentar as chances de ganhar na loteria e também do blog Ebuske onde desenvolve estratégias de marketing digital para empreendedorismo na internet.

Website: http://www.ebuske.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *