Saiba como as cores influenciam nas vendas

Não é a toa que o logotipo do McDonalds é vermelho e amarelo, são duas cores fortes que despertam a fome e a ansiedade, fazendo com que seus clientes comam mais.

As cores possuem um forte poder sobre as emoções dos homens, por isso, existem estudos sobre a psicologia das cores e as publicidades abusam delas.

Portanto, se seu site não está vendendo o problema pode estar nas cores. Veja como as cores influenciam nas vendas!

como as cores influenciam nas vendas

Cores em E-commerce

As cores utilizadas em um site ou loja virtual devem ser fieis ao projeto e ao público alvo com os objetivos de gerar empatia, harmonia e ambientalização. Cores fortes devem ser utilizadas em banners, botões de ação, links e produtos facilitando assim a navegação do internauta no site.

A combinação das cores podem causar efeitos indesejados, por isso, é importante conhecer sobre cada cor antes de combiná-las. Um erro muito comum dos iniciantes é combinar cores de seu agrado pessoal, sendo que as cores devem estar destinadas ao publico-alvo em geral.

Como as cores influenciam nas vendas

Conhecendo o Poder das Cores

Vermelho: Com o poder de gerar a reação de atenção essa cor é utilizada em placas e banners, sendo considerada indispensável em lojas virtuais que vendem produtos para adultos.

  • Emoções Positivas: poder, amor, ternura, paixão, energia.
  • Emoções Negativas: agressão, colisão.

Laranja: Essa cor é utilizada em promoções por dar a impressão de que o produto está mais barato do que realmente é.

  • Emoções Positivas: Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, fé e juventude.

Amarelo: Utilizado de maneira correta e em poucas quantidades o Amarelo é um ótimo aliado para atrair clientes, não é a toa que o amarelo representa a cor que atrai dinheiro.

  • Emoções Positivas: Otimismo, Alegria, Esperança, Filosofia.
  • Emoções Negativas: Desonestidade, Covardia e Traição.

Azul: Considerada a cor menos rejeitada no mundo o Azul transmite estabilidade financeira, profissionalismo e fidelidade.

  • Emoções Positivas: Verdade, Conservadorismo, Segurança, Tecnologia, Limpeza e Ordem.
  • Emoções Negativas: Tristeza.

Verde: Por ser uma cor agradável muitas empresas estão optando por ela, além disso dependendo de sua tonalidade pode ser considerada quente ou fria o que a torna adaptável a diferentes ramos comerciais.

  • Emoções Positivas: Frescor, Calma, Harmonia, Saúde, Dinheiro.
  • Emoções Negativas: Inexperiência.

Rosa: Ideal em comércios que trabalha com o publico feminino, especialmente as adolescentes que ainda estão deixando de serem meninas.

  • Emoções Positivas: Apreciação, Delicadeza, Feminilidade, Gentileza, Inocência, Romantismo.

Preto: Na medida certa pode se tornar elegante, porém quando usado exageradamente pode causar o efeito de agressividade e espantar os clientes. Em sites a cor preta não é recomendada no fundo da página.

  • Emoções Positivas que podem se tornar Negativas : Autoridade, Rigidez, Clássico, Conservador, Formal, Misterioso, Sério, Tradicional.

Branco: Ideal para sites que comercializam produtos de limpeza e áreas de saúde. O branco pode ser utilizado em pouca ou grande quantidade, no caso de sites mais sofisticados a cor deve ser usada apenas em detalhes já que desperta a sensação de Simplicidade.

  • Emoções Positivas: Limpeza, Inocência, Paz, Pureza, Simplicidade, Confiança e Rendimento.

Antes de decidir qual a combinação ideal para seu site, pesquise seu publico alvo e se for o caso contrate um design especialista no poder das cores.

Ronaldo Souza

É formado em Engenharia, possui curso de extensão em Gerenciamento de Projetos e Gestor de Mídias Sociais e Marketing Digital. É criador do blog Loterias Ebuske onde desenvolve estratégias para aumentar as chances de ganhar na loteria e também do blog Ebuske onde desenvolve estratégias de marketing digital para empreendedorismo na internet.

Website: http://www.ebuske.com/

1 Comentário

  1. Obrigado, em minha avaliação sobre as cores já me acrescentou e complementou para não cometer exageros com as d
    ivulgações no empreendedorismo,estou assimilando, espero futuramente ofertar melhor meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *