Como escrever conteúdo de qualidade para o blog?

como escrever bons artigos de qualidade

Criar um blog e escolher o nicho certo não é tão difícil como parece ser, mas escrever conteúdo de qualidade rotineiramente, isso sim é difícil. Há muito tempo o Blog deixou de ser apenas de uso pessoal e passou a ser uma forma de empreendedorismo na internet.

Por isso, ao criar um blog o conteúdo tem que ser o foco. Afinal é o conteúdo no artigo que converterá visitantes em leads, cliques ou vendas. Muitas empresas já perceberam isso e têm utilizado mídias sociais e blogs como principal forma de conquistar clientes.

O que é Conteúdo de Qualidade para os Buscadores?

Os buscadores avaliam blogs diariamente e no sistema automático, por isso, tentar enganá-los é quase impossível. O Google, atualmente um dos principais buscadores avalia a qualidade de um conteúdo da seguinte forma.

– Plágio: é considerado plágio quando existe cópia de um post em parte ou por inteiro publicado anteriormente por outro blog. O plágio pode gerar punição por parte do Google.

– Excesso de SEO: palavra-chave em excesso pode ser considerada abuso de SEO (keyword Stuffing).

– Ortografia: erros ortográficos são considerados conteúdo de má qualidade, por isso, a revisão deve ser feita antes da publicação.

– Visitantes: quando o blog recebe muitas visitas e as mesmas permanecem dentro do mesmo clicando em links, lendo post e indicando o conteúdo para amigos, o blog é considerado importante.

O que é Conteúdo de Qualidade para os Visitantes?

Os internautas estão sempre apressados e em busca de conhecimento, seja para conhecer melhor um produto antes de comprá-lo, tirar dúvidas, saber se existem pessoas na mesma situação e etc.

Não importa o verdadeiro motivo pelo qual o internauta encontra o seu blog, o que importa é que ao abrir a página ele quer a informação pronta e “mastigada” para ingerir. Por isso, ao criar um blog tenha em mente que o conteúdo precisa ser completo e escrito de forma que o internauta encontre o que quer sem precisar ler o post inteiro.

– Introdução: Escreva um breve resumo do que será dito no post, é aqui que o internauta decidirá se continuará lendo ou se irá à busca de outro blog.

– Corpo: Descreva com o máximo de detalhes, pense nas possíveis dúvidas e tente esclarecê-las, mantenha um espaço entre os parágrafos, seja claro, vá direto ao ponto e separe o texto por itens destacados como se fossem vários subtítulos.

– Conclusão: Finalize o texto dando sugestões de outros temas, convidando para comentar, conhecer um vídeo ou e-book.

Regras Básicas para escrever conteúdo de qualidade

– Seja Atual e Original: Nada de cópias e informação ultrapassada, fique de olho no calendário e novidades.

– Seja Regular: Post conteúdo de qualidade com frequência. Faça um cronograma com datas e temas para ajudar.

– Seja Atraente: Apesar do conteúdo ser o que atrai os visitantes um design bem elaborado pode ajudar.
Existem mecanismos gratuitos com diversos modelos para escolher.

– Seja Exato: Uma boa gramática e ortografia são fundamentais. Um texto sem pé nem cabeça é abandonado logo de inicio.

Leia também: Como ser um redator web de sucesso e ganhar dinheiro

Agora que já sabe como criar um blog com conteúdo de qualidade, que tal começar?

Ronaldo Souza

É formado em Engenharia, possui curso de extensão em Gerenciamento de Projetos e Gestor de Mídias Sociais e Marketing Digital. É criador do blog Loterias Ebuske onde desenvolve estratégias para aumentar as chances de ganhar na loteria e também do blog Ebuske onde desenvolve estratégias de marketing digital para empreendedorismo na internet.

Website: http://www.ebuske.com/

1 Comentário

  1. Amei esse site fornece dicas de altíssimas qualidade, tenho certeza que me ajudou bastante..
    Parabéns o Autor desse site!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *